Meus respeitos aos mais velhos, aos mestres, e saudações aos mais jovens que tomarão os comandos desta nação…
Diferentes classes sociais
É necessário entender que os afro-descendentes residentes nesse imenso território, também se submetem as situações climáticas sociais e econômicas, características das suas próprias regiões, que delineiam suas personalidades e especificam suas próprias necessidades.
Essas características influenciam diretamente na sua qualidade de vida, no seu estilo e por muitas vezes dentro de uma mesma região, encontramos características e detalhes específicos e múltiplos, que subdividem a própria exclusão societária em subsociedades, como por exemplo, os catadores de recicláveis e os trabalhadores braçais, da construção civil, ambos constituídos, em sua maioria, por afro-descendentes, mas ao mesmo tempo, formados por influências ambientais e sociais totalmente diferentes.
Essa complexidade nos força a buscar um ponto comum para que possamos nos comunicar de uma forma geral, e compreensível em todo território nacional, o quê por si só já é uma grande construção de diálogos.
Tenho dito à organização que devemos estar atentos ao determinarmos os procedimentos, pensar que esses procedimentos deverão ser representados e assimilados, pelos irmãos que moram na região sul do país, assim como, aquele que está a milhares de quilômetros, na região norte do mesmo país, e ao mesmo tempo não subestimarmos por essa distância geográfica, ou até mesmo pela vida social e atividade profissional, pois dentro dos mais caóticos terrenos, não deveremos ficar surpresos, ao encontrarmos condições mentais, ou ideológicas com informações desconhecidas por nós e promovendo ações afirmativas com elevada consciência de irmandade e comunidade.
Encontraremos irmãos e irmãs, com potenciais fantásticos, brotando e sobrevivendo nos terrenos mais inóspitos e mais repulsivos, que muitos habitantes do Sul e Sudeste circunscritos em suas visões, que em muitos se limitam ao seu campo de visão, terão dificultado a sua imaginação em prever a possibilidade de existirem outras condições extremamente opostas às suas.
A nossa Missão CONEBRAS em se conectar com esses irmãos e irmãs, levando a eles possibilidades de novas realizações, sem inferir em seu processo sócio cultural, inevitavelmente fará em nós transformações, nas mesmas, ou em maior probabilidade, na nossa forma de entender e de estarmos no mesmo mundo.
A CONEBRAS exigirá respeito respeitando os nossos.
Não propagamos a igualdade, propagamos a equidade e o respeito. Vamos fazer por nós e para nós, independente dos empecilhos, das dificuldades e resistências que possam vir por aí, convidamos a todos e a todas para se reunirem nessa Missão! Ubuntu! CONEBRAS Reunindo Forças!
Datas que precisamos entender para compreender o hoje, Julho:
02 – Nascimento de Franz Fanon, médico psiquiatra e revolucionário/1921;
02 – Nascimento de Patrice Lumumba/1925;
03 – Aprovada a Lei Afonso Arinos, discriminação racial é contravenção penal/1951;
03 – Independência da Argélia, África/1962;
05 – Independência de Cabo Verde/1975;
07 – Leitura de Carta Aberta, em frente ao Teatro Municipal, contra o racismo;
08 – Fundação do Instituto de Pesquisas da Cultura Negra (IPCN), Rio de Janeiro/1975.
Luiz Antonio Silva-X1
Idealizador e Mentor da CONEBRAS
Confederação dos Negros do Brasil – Mentor do Coletivo Poder Negro Vale
Email: contato@conebras.org
Site: www.conebras.org
Facebook: https://www.facebook.com/conebrasoficial
Instagram: https://instagram.com/conebrasoficial
Youtube: https://www.youtube.com/results?search_query=conebras