Parceria entre Fundação Florestal e USP vai avaliar estoques de carbono dos mangues paulistas

0
72

SÃO PAULO – Os manguezais paulistas serão alvo de um estudo inédito no país. A Fundação Florestal (FF), em parceria com o Centro de Pesquisa em Carbono na Agricultura Tropical (CCarbon), da USP, vai realizar uma pesquisa com o intuito de avaliar e mapear os estoques de carbono do ecossistema. Os mangues são conhecidos por serem sumidouros de carbono azul, aquele retido por ecossistemas marinhos e costeiros. Isso se dá pela alta capacidade de armazenar matéria orgânica não só acima da superfície, nos troncos e folhas – chamada de biomassa aérea -, mas também no solo. Além de estimar a quantidade de carbono armazenado, o objetivo da pesquisa é mensurar o valor dos serviços prestados pelo ecossistema à humanidade.
“O propósito desse inventário de carbono é valorar o serviço que o manguezal está provendo para a sociedade. É uma inovação que a gente consegue trazer e, para a gestão pública, é muito importante ter essa dimensão para a gente fazer políticas de compensação ou trazer atores que estejam interessados em financiar ações de conservação, justamente por ter um valor econômico”, explica a oceanógrafa e monitora do Programa de Gestão Integrada de Manguezais – ligado à FF e responsável pela pesquisa -, Julia Lima.
“A gente sabe que o manguezal é importante, que ele faz esse trabalho, mas poder quantificar ajuda muito nas ações. Será possível comparar bosque a bosque e ver quais estão mais vulneráveis ou que possuem mais potencialidade”, complementa ela. A pesquisa vai recolher, em campo, 2 mil amostras de solo por todo o litoral paulista. O CCarbon será responsável por processar o material em laboratório e produzir relatórios técnicos periódicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui